Oficina de Planejamento ObservaCult 2018

Cartaz-OK-OK.jpg

O Observatório de Políticas Culturais se recompõe do carnaval com todo gás para planejar o ano de 2018. Pesquisadores do campo da cultura, extensionistas, agentes culturais e todos que estiverem interessados em conhecer o ObservaCult e suas ações estão convidados a participar da nossa Oficina de Planejamento.

Em 2017, passamos por um intenso processo de reorganização e rearticulação do Observatório de Políticas Culturais. Foi um ano muito bom, o qual terminamos com várias perspectivas, ideias, instigas e muitas pessoas se agregando. Por isso, resolvemos retomar as atividade de 2018 com uma Oficina de Planejamento, que será um momento interessante tanto para pensarmos o ObservaCult quanto para apresentá-lo a pessoas que estarão participando pela primeira vez, bem como para todos se conhecerem melhor. Para quem ainda não conhece o Observatório, recomendamos um passeio em nosso site (http://observacult.org)  e em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/observacult/).

Aos interessados, pedimos a confirmação através do e-mail: observacult.ufpb@gmail.com. Segue maiores informações:

Informações:
Data: 24 de fevereiro (sábado)
Horário: 9h30 – 17h, com pausa para almoço e retomada, finalizando à tarde.
Local: Auditório da COEP (Reitoria, entrada detrás)

PROGRAMAÇÃO – OFICINA DE PLANEJAMENTO

9h30 – Chegada + Breve rodada de apresentação + Apresentação da programação

10h00 – 10h30 – Momento 1. Apresentação do ObservaCult
– Site
– Linhas de Pesquisa
– Equipe
– Demandas e funções existentes (comunicação, biblioteca, secretariado, conteúdos)

10h30 -11h40  Momento 2. Como vemos a missão do Observacult e sua inserção e relevância para o território
Perguntas instigadoras:  Tendo por referência as informações anteriores, como cada um pensa o Observatório? Quais seriam os principais atributos/atividades do Observacult? Como você gostaria que o Observacult fosse reconhecido pela comunidade em que se insere?

11h40 – 12h30 – Momento 3. Como me vejo atuando no Observacult em 2018?
Perguntas instigadoras:  Como me vejo atuando no ObservaCult? Quais poderão ser as minhas principais contribuições em 2018 (incluindo as demandas e funções mencionadas)? Observando as linhas propostas, onde me insiro melhor?
*Lembrando que este é um esforço inicial para termos mais clareza sobre o grau de envolvimento e dos tipos de contribuições que cada um pode ter com o Observatório. Este esforço será complementado na parte da tarde.

12h30 – Almoço

14h00 15h20- Momento 4. As linhas e grupos de atuação
As linhas de pesquisa se reúnem em até 60 minutos, para discutir qual sua programação, suas ações, encontros, reuniões, PIBIC, entre outras questões que surjam. Importante se perguntar sobre fontes de financiamento. Ao final desse primeiro momento, abre-se 20 minutos, para os participantes transitarem entre os diferentes grupos de sua preferência. É importante que cada linha/grupo mantenha ao menos 1 integrante para dar os repasses aos que chegam para a interlocução.

15h20-16h30 – Momento 5. Socialização e compartilhamento com o grupo ampliado do planejamento das linhas – Repasse dos grupos/linhas e suas propostas de planejamento de atividades para 2018;

16h30 17h30.  Momento 6. Sínteses e encerramento:
– Definições de organização interna do ObservaCult
– Definição do calendário de reuniões quinzenais
– Definição dos temas dos encontros
– Primeira síntese e visão geral da programação geral de 2018 (encontros, mini-cursos, produção de conteúdos etc.)
– Ufa! Rodada de avaliação da Oficina e encerramento
(Temos a impressão que precisaremos de mais uma rodada para os ajustes finais do cronograma e das atividades que efetivamente daremos conta de tocar em 2018. Criaremos um grupo de 3 ou 4 pessoas para sistematizar os resultados do Planejamento e compartilhar com todos/as.)

Reforçamos a importância da confirmação através do e-mail: observacult.ufpb@gmail.com. Para mais informações, segue contato telefônico: (83) 99890.8685 (Alexandre).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top