Relatoria – Encontro 30/10

23131341_1494679307288483_1132059101_o.jpg

Nossa reunião de ontem (30/10) foi muito interessante. Pelo tempo, focamos apenas nas discussões sobre o Plano Nacional de Cultura.

Marco apresentou uma discussão sobre a estrutura do PNC, alguns de seus potenciais, mas também questões limitadoras e até certas inconsistências de suas metas. Algumas metas foram apontadas como pouco coerentes, tendo em vista a ausência de parâmetros que indicassem o “ponto zero”, ou melhor, o estado atual sobre o tema abordado pela meta. Não havendo este parâmetro, como projetar uma meta coerente? Como saber se aquela meta corresponde a real necessidade a ser atingida no decênio previsto pelo PNC? Além disso, outras questões foram abordadas, como: a relação entre Nacional e Local, e a necessidade de um Plano de Cultura ter sensibilidade e abertura para compreender as realidades locais; a função de um Plano Nacional de Cultura em meio a diversidade territorial e de expressões culturais; a relação entre o planejado (o Plano em si) e aquilo executado, ou seja, a discricionariedade do gestor cultural em implementar (ou não) as metas e diretrizes do Plano de Cultura, seja em nível federal, estadual ou municipal, sendo esta uma relação conflituosa, onde, por vezes, gestores públicos passam por cima de documentos construídos sob trajetórias coletivas e participativas, vindos das Conferências e das demandas dos Conselhos; chegamos também a debater o lugar que a Cultura poderá ocupar no processo eleitoral de 2018.

Inauguramos as participações online, via Skype. Portanto, os membros de fora do estado que quiserem estar na próxima reunião, é só avisar com antecedência, para garantirmos a estrutura.

    
 Presentes: Marco Acco (via Skype, direto de SP), Ana Paula (via Skype, direto de Recife), Alexandre Santos, Natália Freire, Nívea Gomes, Maria Luiza, Abraão Bahia, Juliana Nascimento, Joálisson Cunha, Sérgio Feitosa, Ely Marques, Jofran Di Carvalho e Sandra Raquew.

 

Próxima reunião:
Data: 14 de novembro
Horal: 18h
Local: Sala do NUPLAR (Prédio da Reitoria, Térreo, pela entrada detrás) (Ou na sala da sua casa, se for via Skype. rsrsrs)

Nossa próxima reunião manterá o tema “O lugar da Cultura na Política Pública: planos e processos da Política Cultural”. Contudo, daremos foco ao Plano Estadual de Cultura, recentemente finalizado por Gabriel Moura, integrante do Observatório, ex-conselheiro estadual de cultura e consultor responsável pela finalização deste importante documento. Dessa forma, fica recomendada a leitura completa do Plano, e não apenas as suas metas. Ainda será indicada uma segunda leitura, que será definida mais a frente. O Plano Estadual de Cultura pode ser lido integralmente AQUI.

Relatoria: Alexandre Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top