Movimento cultural se reúne com Deputada Estela Bezerra, da Comissão de Cultura da ALPB

WhatsApp-Image-2019-04-08-at-20.16.33.jpeg

Nesta segunda-feira (8/4), representantes do movimento cultural paraibano estiveram em reunião com a Deputada Estadual Estela Bezerra (Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da ALPB) para dialogar sobre demandas elencadas pelo Fórum dos Fóruns, o encontro geral dos fóruns setoriais da cultura que reúne diversos segmentos culturais.

Entraram em pauta o Plano Plurianual da Cultura 2020-2023 e o orçamento da pasta; a necessidade de aprovação e implementação do Plano Estadual de Cultura; e o Sistema de Financiamento do setor cultural (o FIC e a demanda pela sua modernização).

O ano de 2019 é quando o Plano Plurianual de 2020-2023 será aprovado. Nele, será decidido um conjunto de direcionamentos orçamentários a serem tomados pelo Poder Executivo nos próximos quatro anos, sendo, portanto, de interesse do setor cultural que tenha suas pautas contempladas.

Também o Plano Estadual de Cultura foi apresentado como uma das políticas mais importantes de estruturação do setor, por planejar investimentos ao longo de dez anos.

Já sobre o Sistema de Financiamento, foi exposto a defasagem do atual modelo e a importância de ampliar o raio de possibilidades de investimentos na cultura, contemplando outras modalidades de incentivo.

Da reunião, deliberou-se a construção de uma agenda de lutas pela conquista de avanços nas políticas públicas de cultura da Paraíba.

A comissão de agentes culturais recebida pela deputada foi formada no começo do ano, durante o Fórum dos Fóruns.

Estiveram presentes representações dos Fóruns dos segmentos de Circo, Teatro, Audiovisual, Produtores Culturais, Forró Raíz, representação do Conselho Estadual de Cultura e Representantes do Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult/UFPB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top