Linha de pesquisa do ObservaCult estuda censura à cultura no Brasil e na Paraíba

Estudos-da-linha-de-pesquisa-Cidadania-e-Dieitos-Culturais-5.png

A linha de pesquisa em Cidadania e Direitos Culturais, do Observatório de Políticas Culturais, inicia seus estudos em 2020 trazendo para o centro de suas reflexões a questão da censura e da liberdade de expressão artística no Brasil contemporâneo. A linha é coordenada pela professora Dr.ª Renata Rolim (CCJ/UFPB), com coordenação adjunta dos pesquisadores e advogados Gabriel Moura e Me. Jadgleison Rocha.

Marca de todo projeto político autoritário, a censura volta à tona hoje no Brasil, com a fragilidade das políticas públicas de cultura e o ataque à liberdade de expressão artística e cultural. Experiências passadas e presentes de censura no país, além da análise de marcos legais deste campo, serão o pano de fundo para as reflexões geradas no grupo.

Com os estudos acerca do tema, o grupo pretende analisar e divulgar os casos de censura às artes ocorridos na Paraiba, em parceria com artistas, grupos, movimentos culturais e sociais, organizações e todos que defendem a democracia.

Os primeiros encontros já têm datas marcadas: 12 de março  e 26 de março, às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB. No início, o grupo se reúne na entrada do CCJ e segue para uma sala disponível. Informações podem ser solicitadas no número (83) 9800-4677 (Gabriel Moura) ou também na secretaria do Centro.

O texto programado é “Isto não é censura – A construção de um conceito e de um objeto de pesquisa”, da Dr.ª Maria Cristina Castilho Costa (USP). O debate será conduzido e mediado pelos coordenadores da linha. O texto pode ser acessado em http://bit.ly/censuraconceito.

EDIT: Devido a crise do coronavírus, o segundo encontro da linha de pesquisa ficou para o dia 2/4 (quinta-feira), às 19h, via plataforma Zoom. Acesse por meio do link https://us04web.zoom.us/j/208412127. Os interessados devem instalar em seus equipamentos (celular ou computador) o aplicativo da plataforma com antecedência e seguir as instruções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top