Ciclo de Estudos em “Cultura e Políticas Culturais”

Ciclo-de-Estudos.png

Que tal compreender os mecanismos e as dinâmicas das políticas públicas e das políticas culturais? O Ciclo de Estudos em “Cultura e Políticas Públicas” compõe a agenda de pesquisas e reflexões desenvolvidas pelo Observatório de Políticas Culturais – UFPB​ durante o período 2018.1.

Estão previstos 6 encontros do Observatório, que seguem as discussões realizadas no ano passado, onde foram debatidos temas como o Sistema Nacional de Cultura, os Planos Nacional e Estadual de Cultura, bem como a avaliação de seus limites e de seus processos de construção.

Neste novo Ciclo de Estudos, 3 encontros serão dedicados a reflexões sobre o tema das “Políticas Públicas”: conceitos, definições, consensos e dissensos do campo, os atores envolvidos e os ciclos que compõe a política pública.

Em seguida, dedicaremos outros 3 encontros a pensar especificamente acerca do campo das “Políticas Culturais”, também partindo de uma reflexão conceitual, confrontando as definições trazidas por diversos autores, seguindo para uma análise da trajetória das políticas culturais no Brasil e, por último, um debate intersetorial entre políticas de cultura e comunicação.

Confira nossa agenda:

26/04 – Políticas Públicas: conceitos e definições
Leitura: “Mapeamento dos modelos de análise de Políticas Públicas”. RDYE, Thomas. BAIXE: http://bit.ly/politicaspublicas1
Responsáveis: Prof. Marco Antonio Acco​, Sérgio Feitosa​ e Alexandre Santos

10/05 – Políticas Públicas e seus atores
24/05 – Ciclos das Políticas Públicas
07/06 – Conceitos de Políticas Culturais: consensos, dissensos e limites
21/06 – Políticas Culturais no Brasil: trajetória e formação do campo
05/07 – Políticas Culturais e Políticas de Comunicação: o caso da ANCINAV

Nosso primeiro encontro será no dia 26/04 (próxima quinta-feira), às 18h30, na Sala do NUPLAR (Prédio da Reitoria, térreo). Acompanhe as leituras entrando em contato conosco através do e-mail observacult.ufpb@gmail.com.

Nos vemos nas quintas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top