ObservaCult seleciona bolsistas para projetos de Extensão cultural

Post-Colorido-de-Programa-de-Carnaval-para-Instagram-2.png

O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult) abriu três processos seletivos para os projetos de Extensão aprovados no Edital Probex 2020. A seleção contemplará 1 (um) bolsista por projeto, podendo ainda serem selecionados estudantes na condição de voluntários. As inscrições vão até o dia 01/04/2020. Cada projeto tem um processo seletivo próprio, ao que o candidato deve prestar atenção a todos os procedimentos.

Subsídios ao PPA da Cultura 2022-2025

Coordenador pelo professor Marco Antônio Acco, do Departamento de Gestão Pública, o projeto “Subsídios à participação social na construção do PPA da Cultura de João Pessoa 2022-2025” tem por objetivo desenvolver um processo participativo de monitoramento, produção e disseminação de informações qualificadas sobre a implementação e elaboração do Plano Plurianual (PPA) do município de João Pessoa, com foco nas políticas públicas de cultura, com o objetivo de subsidiar a sociedade civil e o poder público na formulação das políticas culturais no quadriênio 2022-2025.

Podem concorrer estudantes dos cursos de Gestão Pública, Ciências Sociais, Serviço Social, Filosofia, Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e TV, Comunicação em Mídias Digitais, Cinema, Teatro, Dança, Artes Visuais e Música. Interessados por acessar o edital e o formulário de inscrição em www.bit.ly/selecaoppa. Todas as etapas contidas no edital devem ser seguidas.

Circuito de Debates ObservaCult

Sob coordenação do professor Ninno Amorim, do Departamento de Ciências Sociais, o projeto “Circuito de Debates ObservaCult Ano II” é a continuidade da ação de extensão realizada no ano de 2019, no âmbito do edital “UFPB no seu município”. O projeto consiste num circuito de debates envolvendo temas como políticas culturais, patrimônio cultural, liberdade de expressão artística, cultura e educação, entre outros temas correlatos.

Ao todo, serão realizados 6 debates, reunindo movimentos sociais e culturais, organizações civis e Poderes Públicos. Os debates contarão com especialistas tanto do âmbito local, quanto regional e nacional, com expectativas de ampliação da discussão para o âmbito internacional. Os debates visam a encontrar saídas possíveis para os desafios encontrados no campo das políticas culturais, a partir das referências nacionais e internacionais. Interessados podem acessar o edital e o formulário de inscrição em www.bit.ly/formulariocircuito.

Desafios da liberdade de expressão artística

Tendo como coordenadora a professora Renata Rolim, do Departamento de Direitos Privado, o projeto “Desafios atuais da liberdade de expressão artística” tem por finalidade monitorar iniciativas legislativas, decisões judiciais e políticas públicas que atentem contra a liberdade de expressão artística no país, bem como pesquisar os marcos internacionais que tratam da matéria com vistas a divulgar violações desse direito humano e prestar consultoria a artistas, produtores, jornalistas e demais atores que trabalham no campo da cultura a como proceder juridicamente nesses casos.

A liberdade de expressão artístico-cultural constitui-se num direito humano fundamental que vem sendo atacado por setores públicos e privados no país. A partir de relatos de artistas e de processos registrados no judiciário, a proposta é atuar junto a profissionais das diversas linguagens artísticas que têm sido vítimas de censura na execução de seus trabalhos.

Podem concorrer estudantes dos cursos de Direito, Gestão Pública, Ciências Sociais, Serviço Social, Filosofia, Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e TV, Comunicação em Mídias Digitais, Cinema, Teatro, Dança, Artes Visuais e Música.  Interessados podem se inscrever Interessados por acessar o edital e o formulário de inscrição em www.bit.ly/liberdadeselecao. Todas as etapas contidas no edital devem ser seguidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top