Seminário debate as relações entre Arte e Políticas Culturais na UFPB

Cartaz-oficial-e1532999769803.jpg

Arte e política são campos fundamentais para o desenvolvimento humano e para a democracia nas sociedades contemporâneas. Contudo, a relação entre estes campos pode ser bastante conflituosa. Para debater este e outros temas relacionados, será realizado o Seminário Arte e Políticas Culturais, que ocorrerá nesta quinta-feira (02/08), às 8h30, no Cine Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, em João Pessoa. As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico www.bit.ly/seminarioarteepolitica.

Confirme presença no SEMINÁRIO ARTE E POLÍTICAS CULTURAIS

O Seminário Arte e Políticas Culturais é uma realização do Observatório de Políticas Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) e do Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), ligados à Universidade Federal da Paraíba). Em sua primeira edição, traz como seu tema gerador uma questão de extrema pertinência nos tempos atuais: “Por que tanto medo das práticas artísticas contemporâneas?” Em tempos de intolerância à livre expressão artística e de questionamentos à provocação estética, pensar o lugar da arte na sociedade e suas relações com as políticas culturais é fundamental para o desenvolvimento não somente do campo artístico, mas também para a democracia.

O evento se iniciará com a conferência de abertura realizada pelo Professor Dr. Paulo Duarte, da Universitat de Girona (UDG) e Diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Espanha. Sua conferência dá tema ao evento e refletirá sobre como as artes contribuem para uma abertura ao diálogo, propondo discursos e narrativas que, por atuarem primeiramente no mundo simbólico, são compreendidas e decodificadas de diferentes modos. Com esta conferência, busca-se pensar na importância das poéticas das práticas artísticas contemporâneas como motor de transformação social em momentos tão complexos como o atual, desde momentos históricos até a nossa contemporaneidade.

Em seguida, a mesa-redonda Arte e Políticas Culturais trará três perfis cujos debates se interconectam através das reflexões propostas. O professor Dr. Robson Xavier (PPGAV UFPB) abordará o tema “Arte colaborativa e projetos relacionais como acessibilidade cultural”, a professora Dr.ª Madalena Zaccara (PPGAV UFPE) debaterá sobre “Uma proposta decolonial: mulheres artistas em um eixo não hegemônico”, e o professor Dr. Marco Antonio Acco (ObservaCult UFPB) refletirá sobre os “Argumentos em defesa da integração entre Cultura e Educação”.

À tarde, a partir das 14h30, o evento continua com uma visita mediada pelo artista plástico e professor Dr. José Rufino (PPGAV UFPB) à Exposição Limbo, em cartaz na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

O evento conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Coordenação de Extensão Cultural (Coex/Prac), do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB).

Confirma a programação completa: 

SERVIÇO
Seminário Arte e Políticas Culturais
Data: 02 de agosto de 2018
Horário: 8h30
Local: Cine Aruanda (CCTA-UFPB, Campus I)
Confirme presença no evento: http://bit.ly/arteepoliticaparticipe
INSCREVA-SE: www.bit.ly/seminarioarteepolitica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top