ObservaCult realiza debate sobre a Reforma da Previdência e impactos no setor cultural

WhatsApp-Image-2019-05-31-at-18.51.10.jpeg

O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult), grupo de pesquisa e extensão ligado à Universidade Federal da Paraíba, realizará o debate “A Reforma da Previdência e seus impactos para os trabalhadores da cultura”. A mesa-redonda ocorrerá na próxima terça-feira (11/06), às 18h, na Sala de Cinema Aruanda, localizada no Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA. A entrada é gratuita e aberta ao público. Mas quem tiver interesse em receber certificado, deverá inscrever-se através do link: http://bit.ly/previdenciaecultura.

A partir da percepção da alta informalidade nas relações de trabalho no setor cultural e os riscos que essa fragilidade do setor representa para seus trabalhadores, o ObservaCult definiu a pertinência de se debater acerca da proposta de Reforma da Previdência que atualmente tramita no Congresso Federal e seus impactos diretos e indiretos sobre os profissionais do setor cultural. Diante de um cenário pouco formalizado, as medidas propostas pela Reforma da Previdência praticamente inviabilizam que muitos profissionais da cultura possam se aposentar com a garantia de direitos previstos hoje no atual modelo. Esses e outros impactos podem ser constatados com a análise entre as mudanças propostas e o perfil dos profissionais das mais diversas áreas que compõem o setor cultural.

Confirme presença e divulgue nas redes sociais: A Reforma da Previdência e a cultura 

A mesa-redonda será composta por quatro debatedores, sendo eles a produtora cultural Dina Faria, representante do Fórum de Produtores Culturais de João Pessoa, o professor Edson Franco de Moraes, do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB, a professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFPB, Josineide Bezerra, o Procurador do Ministério Público Federal, José Godoy, sob mediação da pesquisadora Gilvanedja Mendes, do ObservaCult.

A realização da mesa-redonda é fruto do projeto de extensão Circuito de Debates ObservaCult: Diálogos, Cultura e Sociedade, aprovado no Edital UFPB no seu Município (Coex/Prac). O projeto visa realizar um circuito de encontros temáticos em formato de mesas-redondas, levando à comunidade artístico-cultural, bem como a toda população pessoense, a possibilidade de refletir e construir soluções viáveis às problemáticas envolvidas numa diversidade de temas pertinentes da atualidade.

Serviço
– Mesa-redonda “A Reforma da Previdência e os impactos sobre os trabalhadores da cultura”
– Data: 11/06/2019
– Horário: 18:00
– Local: Sala de Cinema Aruanda (Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA, Campus I da UFPB)
– Entrada gratuita!
– Confirme presença no Facebook: http://bit.ly/debateprevidenciaecultura

– Para obter certificado, inscreva-se: http://bit.ly/previdenciaecultura

Realização: OBSEVACULT, NUPLAR, UFPB e IFPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top