O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult) é um grupo de estudo, ensino, pesquisa e extensão de natureza multidisciplinar e interinstitucional, cuja finalidade é considerar a Cultura enquanto dimensão central de organização e funcionamento da vida humana – dos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade – no mundo contemporâneo e em seus diferentes territórios. Tem como missão estudar, analisar e contribuir prática e teoricamente sobre as políticas e a gestão culturais em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, atuando em rede nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar o debate crítico e subsidiar as políticas públicas de cultura.

Suas atividades estão relacionadas a sete linhas de pesquisa, trabalhadas de maneira transdisciplinar pelos seus coordenadores e pesquisadores, a saber: Políticas Públicas e Gestão Cultural; Teorias da Cultura e Estudos Culturais; Patrimônio, Diversidade e Territórios; Práticas, Hábitos e Consumos Culturais; Direitos e Cidadania Culturais; Cultura e Educação; e Cultura e Comunicação.

Criado em setembro de 2014, as principais ações desenvolvidas pelo ObservaCult consistem no grupo de estudos, em iniciativas de formação, pesquisas, avaliações de políticas públicas, produção e disseminação de indicadores e informações culturais, extensão e assessoria técnica, além da geração de conteúdos e debates.

O grupo é formado por professores, servidores, estudantes de graduação e pós-graduação e gestores culturais, com origens e formações distintas, mas que confluem na qualificação do pensamento sobre Cultura, essencialmente multidisciplinar. Administrativamente, está inserido no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB).

O ObservaCult é liderado pelos docentes Marco Antonio Acco, professor do departamento de Gestão Pública da UFPB, e Rogério de Souza Medeiros, professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Tem como colaboradores os pesquisadores Henrique Sampaio, Mestre em Sociologia e servidor técnico-administrativo da UFPB; Ninno Amorim, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e Romero Venâncio, professor do Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Funcionamento – As reuniões acontecem quinzenalmente, permeadas por uma temática previamente escolhida, com debates conduzidos pelos coordenadores e/ou pelos pesquisadores vinculados. Os encontros são realizados na Sala do NUPLAR (Sala 04, Prédio da Reitoria, Térreo), sempre a partir das 18h.

Contatos – (83) 3216-7654 / observacult.ufpb@gmail.com