Políticas Públicas e Gestão Cultural
Ementa: Estado, Sociedade Civil e Cultura. Políticas públicas, políticas culturais e gestão cultural. Planos, planejamentos e processos de formulação da política pública. Planos setoriais.  Políticas internacionais, nacionais, estaduais, locais. Sistemas de Cultura; integração dos entes federativos; integração interinstitucional para implementação de políticas culturais. Economia da Cultura, Economia Criativa, orçamento, leis de incentivo; modelos de financiamento. Cultura e Desenvolvimento. Cooperação cultural internacional. Agentes, produtores e gestores culturais.
Pesquisadores(as) da linha: Abraão Matheus Siqueira de Lima, Alexandre Santos Arantes de Souza, André Anterio de Lucena Santos, Antônio Elísio Garcia Sobreira, Bárbara Duarte Lira, Bernardo Novais da Mata Machado, Carlos Federico Buonfiglio Dowling, Dione Lima Nascimento, Gabriel Borges de Lima e Moura, Igor Alexander Nascimento de Souza, Joálisson Dias Cunha, Juliana Carneiro do Nascimento, Lairton Lopes Lunguinho, Marco Antônio de Castilhos Acco, Maria Luiza Caxias Albano, Mirnah Leite Medeiros Mascarenhas Andrade, Nivea Helena Mareco Fernandes Dantas, Rogério de Souza Medeiros e Sérgio Stênio Andrade Feitosa.

Teorias da Cultura e Estudos Culturais
Ementa: Conceitos de cultura. Cultura e ciências. Cultura e religião. Processos civilizatórios, mundialização, modernidade e pós-modernidade. Dinâmicas globais-locais.  Multiculturalismo, Identidades, Hibridismos e Diversidade cultural. Formação e recepção da mensagem e de conteúdos culturais: produção, circulação, consumo/distribuição e reprodução. Cultura e poder. Liberdade e controle cultural. Simetrias e assimetrias na compreensão de conteúdos, códigos e significados. Movimentos, fluxos, redes e organizações sócio-culturais. Capital cultural e distinção social. Territórios e vivências culturais. Línguas, idiomas, gênero, raça e outros elementos identitários.
Pesquisadores(as) desta linha: Ana Paula Campos Lima, André Anterio de Lucena Santos, Antonio Ferreira Souza Neto, Bárbara Duarte Lira, Ely Marques Ferreira, Mirnah Leite Medeiros Mascarenhas Andrade, Natalia Freire de Moura, Nivea Helena Mareco Fernandes Dantas e Romero Junior Venancio Silva.

Patrimônio Cultural, Diversidade e Territórios
Ementa: Conceitos de Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Conceitos de cultura e suas implicações na ideia de patrimônio. Tradição, memória e esquecimento. Políticas públicas e salvaguarda de expressões tradicionais. Patrimônio imaterial e Inventários culturais. As Convenções da Unesco e outros documentos de referência. O turismo e o mercado de bens culturais. Hegemonia e diversidade cultural. Universalismos e particularismos culturais. Territórios, territorialidades e outros conceitos transversais.
Pesquisadores(as) da linha: Ana Paula Campos Lima, Antônio Elísio Garcia Sobreira, Djanilson Amorim da Silva (Ninno), Henrique Jorge Pontes Sampaio, Igor Alexander Nascimento de Souza, Joálisson Dias Cunha, Luciana de Oliveira Chianca, Sérgio Stênio Andrade Feitosa, Thiago Rodrigues e Weydson Machado dos Santos.

Práticas, Hábitos e Consumos Culturais
Ementa: Determinantes das práticas e do consumo cultural. Ação social, práticas culturais e agentes. Indivíduo e estrutura na determinação das práticas culturais. Públicos da cultura. Políticas, estratégias e ações para a formação de públicos. Habitus, disposições estéticas, produção do gosto e práticas culturais. Consumo, acesso, cidadania, vida e direitos culturais. Práticas, consumo e expressões culturais em ambientes digitais. Segmentos artístico-culturais e consumo. Relações de poder e legitimação da cultura e das práticas.
Pesquisadores(as) da linha: Alexandre Santos Arantes de Souza, Antonio Ferreira Souza Neto, Dione Lima Nascimento, Djanilson Amorim da Silva (Ninno), Joálisson Dias Cunha, Juliana Carneiro do Nascimento, Natalia Freire de Moura e Rogério de Souza Medeiros.

Direitos e Cidadania Culturais
Ementa: Conceitos de direitos culturais, cidadania e vida cultural. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Agenda XXI da Cultura (2004), A Convenção Sobre a Proteção e Promoção da Diversidade e das Expressões Culturais (2005), e outras convenções e declarações de organismos internacionais. Direito à liberdade de expressão e manifestação cultural. Direito ao acesso e fruição de bens e serviços culturais. Legislações internacionais e nacionais no campo cultural; Direitos autoriais e propriedade intelectual. Tensões e disputas entre as formas de licenciamento e regulação dos bens, produtos e serviços culturais. Direitos das minorias. Migrações, migrantes e direitos culturais. Mediação e conflitos culturais.
Pesquisadores(as) da linha: Alexandre Santos Arantes de Souza, André Anterio de Lucena Santos, Bárbara Duarte Lira, Bernardo Novais da Mata Machado, Gabriel Borges de Lima e Moura, Juliana Carneiro do Nascimento, Maria Luiza Caxias Albano, Mirnah Leite Medeiros Mascarenhas Andrade, Natalia Freire de Moura, Rogério de Souza Medeiros, Sérgio Stênio Andrade Feitosa e Weydson Machado dos Santos.

Cultura e Educação
Ementa: Políticas de Educação para a Cultura e Políticas Culturais para a Educação. Arte, cultura e currículo. Políticas culturais paras as Universidades. Ensino de arte e cultura no ensino básico. Ensino profissionalizante e técnico para competências culturais. Ensino e formação de artes na Educação Superior. Pesquisa acadêmica em arte e cultura. Extensão cultural e políticas culturais. Conhecimento acadêmico e conhecimento popular no processo de aprendizagem. Educação e patrimônio cultural. Ensino das culturas afro, indígena e de minorias. Estudos e pesquisas de impacto do ensino de artes e cultura.
Pesquisadores(as) da linha: Alexandre Santos Arantes de Souza, Antônio Elísio Garcia Sobreira, Gabriel Borges de Lima e Moura, Henrique Jorge Pontes Sampaio, Igor Alexander Nascimento de Souza, Luciana de Oliveira Chianca, Thiago Rodrigues e Weydson Machado dos Santos.

Cultura, Políticas e Comunicação
Ementa: Políticas de Comunicação para a Cultura e Políticas Culturais para a Comunicação. Economia política da comunicação, da internet e da cultura. Liberdade de expressão, liberdade de imprensa e outros direitos. Representação e identidade cultural nos meios de comunicação. Convergência digital, interatividade e política. Regulação das mídias e democratização das comunicações. Produção de conteúdos culturais para os meios; regionalização da produção, difusão e distribuição. Audiovisual, políticas culturais e economia. Midialivrismo, redes e comunicação independente. Coronelismo eletrônico; mídia e poder local; concentração dos meios de comunicação. Produção de notícia, linguagem das mídias e concentração do poder de fala.
Pesquisadores(as) da linha: Abraão Matheus Siqueira de Lima, Alexandre Santos Arantes de Souza, Antonio Ferreira Souza Neto, Bárbara Duarte Lira, Carlos Federico Buonfiglio Dowling, Ely Marques Ferreira, Lairton Lopes Lunguinho, Sandra Raquew dos Santos Azevêdo e Weydson Machado dos Santos.