Curso sobre Stuart Hall e os Estudos Culturais inicia nesta quinta-feira

WhatsApp-Image-2020-03-05-at-04.16.23.jpeg

O curso de formação “Stuart Hall e os Estudos Culturais: uma introdução” acontece nesta quinta (5/3) e sexta-feira (6), às 18h, no Auditório 211 do CCSA, no Campus I da UFPB. A formação será ministrada pelo professor Romero Venâncio, da Universidade Federal de Sergipe e pesquisador do Observatório de Políticas Culturais, grupo de pesquisa organizador do curso.

Será abordado um conteúdo introdutório ao campo dos Estudos Culturais, a partir da análise às contribuições do sociólogo jamaicano Stuart Hall, um dos principais teóricos da cultura do século XX. Serão visitadas as suas abordagens acerca do conceito de cultura popular e de políticas culturais, com ênfase na sua análise em diálogo com Gramsci.

Além do próprio Stuart Hall, outros/as pensadores/as serão abordados, como como Terry Eagleton, Ana Carolina Escosteguy, Homi Bhabha, Maria Elisa Cevasco, Eduardo Restrepo, entre outros/as, formando um  arcabouço diversificado de referências para se pensar as questões e desafios culturais (num sentido amplo da palavra) na contemporaneidade. A bibliografia foi disponibilizada para download, através do link http://bit.ly/cursostuarthall.

Inicialmente pensado para uma turma de 50 participantes, o curso obteve grande procura, estendendo a oferta para 160 vagas, com inscrições esgotadas, atraindo um público bastante heterogêneo para o tema, oriundo de diversas disciplinas e até localidades. Professores, mestrandos, doutorandos, graduandos, além de profissionais liberais do campo da cultura e agentes externos à academia estão inscritos e se encontrarão nas duas noites de curso.

SERVIÇO

Curso “Stuart Hall e os Estudos Culturais: uma introdução”
Com Romero Venâncio (UFS e ObservaCult/UFPB)

Dias: 5 e 6 de março
Horário: 18h às 22h
Local: Auditório 211 do CCSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top